Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




da gordura

por M.J., em 08.04.15

odeio hinos a coisas. de repente alguém se lembra de fazer um hino, uma ode ou uma publicidade muito bonita a uma causa qualquer e é a sensação do dia, numa partilha incessante no facebook e na gritaria histérica do mundo do "eu sempre defendi isto".

agora foi a foto da vogue com mulheres gordas. numa "luta" contra o estereótipo diz-se.

vamos lá ver: gajas anorécticas são feias e más e um perigo e oh deus, a desgraça. não se devem promover porque são um flagelo de saúde. mas meus senhores, gajas gordas, com perímetro abdominal de gordura (não é retenção de líquidos, é mesmo daquela gordurinha bonita, que se acumula como banha e que se usa para fazer rojões) também não são saudáveis, sabiam?

e depois,  vistas as coisas, nesse hino contra a magreza, estas nem são muito gordas. nem feias. a marca escolheu-as muito bem, a dedo. não há uma desdentada, rugosa, com pelos ou olheiras.

mulher real, pelos vistos, é só gorda. o resto não!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

oh vai ver ali:

publicado às 09:07


18 comentários

Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 08.04.2015 às 09:36

Lembro-me sempre de um anúncio antigo da Compal em que uma atriz gritava ofensivamente: olhá magra! Era o cabo dos trabalhos para a marca se fosse ao contrário.

É normal ouvir que sou um palito ou uma trinca-espinhas. Gostava de saber como reagiriam se eu dissesse a alguém mais pesado, da mesma forma em conversa amena: epá, estás uma pequena lontra!!
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 12:26

obrigada pelas tuas palavras no facebook. sabe sempre bem e és uma querida. acho que nunca te disse o quanto admiro o teu blog, mas na verdade creio que fora a minha rudeza e asneiredo, em algumas coisas, escrevemos parecido (tu melhor, pronto).

eu sempre fui gorda. desde miuda. já luto com o excesso de peso desde que me lembro. em fases da vida emgreci muito, de forma abrupta e fiquei mesmo doente. mas não creio que seja solução para pessoas como eu andar aí a glorificar a gordura como uma coisa saudável ou bonita. não é e é altamente perigoso para a saúde. a não ser em casos hormonais - que os há - a obesidade ou excesso de peso é uma falta de vontade, um desleixo. é. sei-o por experiência própria. é certo que existem inumeros factores que podem levar à compulsão alimentar. factores emocionais sérios. mas todos eles têm solução. grande parte das vezes é uma questão de preguiça, de falta de vontade e de não querer mexer o rabo ou deixar de comer coisinhas doces ou gordurentas. reafirma que falo por experiência própria. por ja ter passado tanto pela gordura por motivos emocionais, como por desleixo e acomodação.
neste momento reeduquei os meus hábitos. não falo de coisas drásticas. como simplesmente de forma saudável. informei-me, tomei o controlo sobre a coisa. emagreci nove quilos e meio desde fevereiro.
seria saudável andar ai a tirar fotografias das minhas banhas e estrias e dizer ao mundo que são bonitas e saudáveis? claro que não!
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 08.04.2015 às 14:17

Tens uma visão muito pragmática das coisas e acho que é assim que deve ser. Eu sempre fui a tal Olívia Palito. Acho que nem uma coisa nem outra é desejável (excesso ou falta de peso), mas é para os indicadores de saúde que devemos olhar.

O meu moço também estava bem acima do peso dele e perdeu muito peso nos últimos anos e à conta disso, mesmo sendo uma gulosa e preguiçosa, dou muita importância aos bons hábitos e tento ajudá-lo e acompanhá-lo nisso ao máximo que consigo - aliás ainda hoje vou publicar no blog a receita de uma pizza fingida que fiz por ele para nós :)

Ah, e temos de facto (nós as duas) muuuuitas opiniões parecidas, nem sempre comento, mas estou sempre a fazer que sim com a cabeça quando te leio. Eu também sou rude e tudo, só uso palavras mais caras para o disfarçar. Não escrevo melhor nem pior que tu, escrevemos o que somos tal-e-qual e acho que nos safamos muito bem.

Um beijinho*
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 18:03

muito obrigado :)

beijinhos

(ha uns dias fiz uma pizza com base de quinoa só para fingir que comia pizza. odiei!)
Imagem de perfil

De Palomina a 08.04.2015 às 09:53

Bom dia!

Concordo com as tuas palavras, também gostei!
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 12:27

muito bom dia.

obrigado.

e essa páscoa? muitas amêndoas? eu não comi uma! uma só!
Imagem de perfil

De Palomina a 08.04.2015 às 21:45

Não comes-te porque não foste ao lidl...!!

Foi uma páscoa como outra qualquer, não ligo a essa festividade.
Sem imagem de perfil

De Cris a 08.04.2015 às 10:35

LOL
pois, eu já disse noutro sítio, a propósito do mesmo, que eu sou XL, mas não tão bonita quanto as das fotos. O problema continua a ser o mesmo...
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 12:29

cada um é como cada qual. se fores xl e saudável e te sentires bem contigo própria não precisas de dizê-lo ao mundo numa afirmação qualquer. nem tirar fotos a dizer que os tamanho xs estão errados!

as marcas é que são muito inteligentes e sabem fazer bem a coisa!
Sem imagem de perfil

De Cris a 08.04.2015 às 12:38

É um tema polémico. Vive-se da imagem, mas vendem-se imagens que são uma minoria. Para algumas pessoas, principalmente os jovens, é difícil viver com a sua imagem, quando todos os meio de comunicação "gritam" que há algo de errado com ela. E não há.
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 13:04

a única coisa que poderá estar ou não errado é se são ou não saudáveis!
mas é dificil fazer com que uma adolescente perceba isso, eu sei!
Imagem de perfil

De Melissa Lopes a 08.04.2015 às 10:51

Nem mais nem menos, é exactamente isso que disseste. Ou se promove a mulher real, com todas as suas características boas e más, gordas e magras, ou então é melhor não levar o assunto para a ribalta com campanhas deste género. E depois, como dizes, gordura abdominal não é uma coisa que se deva aplaudir...

Mel.
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 12:30

obrigado.

gordura abdominal é altamente perigoso. andar a vangloriá-la é tão mau ou pior que vangloriar magreza extrema!
Imagem de perfil

De Life Inc a 08.04.2015 às 11:21

Este tipo de campanhas publicitárias são a meu ver completamente ridículas. Sim, na vida real não há photoshop e retoques mas caramba também não somos todas umas pipas redondinhas. Eu não sou magra nem esquelética, sou redondinha mas acho que sou uma mulher normal. Isto para mim cabe no mesmo saco dos que criticam as modelos demasiado magras. Vamos ser todas gordas agora? Parece que é giro!

xoxo
cindy
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 12:33

ora aí está: para nos afirmarmos temos sempre de ser alguma coisa menos nós próprias parece. se somos gordas devíamos ser magras. se magras devíamos ser gordas. se temos pelos devíamos fazer a depilação, se não temos somos parvas porque a natureza pô-los lá por alguma coisa. se não engravidamos somos tolas porque não cumprimos a nossa função. se engravidamos somos parvas porque já devíamos saber mais e concentrar-nos na carreira. se não casamos somos solteironas a vida toda, umas tristes frustradas sem familia. se casamos somos ridiculas, gastamos dinheiro numa formalidade para depois gastar dinheiro no divórcio. se corremos somos umas ovelhas que fazemos tudo o que está na moda. se não corremos somos umas desleixadas gordas.

cum caralho! ser mulher é duro como a merda!
e se formos só nos próprias?
Sem imagem de perfil

De Cris a 08.04.2015 às 12:42

LOL
É mesmo isso!
Imagem de perfil

De marrocoseodestino a 08.04.2015 às 12:38

As pessoa são como são, umas magras outras gordas. Não me parece que haja uma que diga ser perfeita, mesmo as modelos, aquelas que ganham rios de dinheiro se queixam do corpo.
O ideal seria sentirmo-nos bem como somos, mas isso parece-me impossível. Falo por mim, que sempre fui muito magra, coisa que me trouxe imensos complexos e que há uns anos consegui ganhar uns quilitos (penso que devido à idade) e que me fazem sentir bem melhor, mas mentiria se dissesse que adoro o meu corpo. Há dias em que me sinto fantástica, outros que nem por isso. Acredito que com quilos a menos ou quilos a mais sofremos todas do mesmo.
Boa semana
Imagem de perfil

De M.J. a 08.04.2015 às 13:04

sofremos é certo, mas creio que se formos saudáveis é muito mais fácil aceitar-nos como somos....

Comentar post