Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




dos parabéns

por M.J., em 20.05.14

no dia em que fiz vinte anos decidi que ia ser o ultimo. de que valiam mais vinte? de que valiam mais dias e semanas e meses e anos, se aqueles vinte, todos para trás já me davam água pela barba, já me chateavam que chegasse, já me tinham mostrado as virtualidades de (não) viver?

foi por isso que decidi. e fiz toda uma série de planos, nos ingénuos vinte anos até então. não era a angustia incandescentes dos 25. era ainda apenas e só, a tentativa derradeira de desistência de algo que me incomodava mais do que me fazia feliz: viver.

quando acordei naquele dia (era um domingo, tal como aos 25 também foi) chovia. fiquei largas horas na cama, a ouvir a chuva na rua, com a preguiça de tomar as grandes resoluções. eu havia decidido um dia lindo de sol. e chovia. saí de casa já tarde, perto do almoço. sem guarda chuva que morto antes de morrer não precisa de se incomodar se vai ficar molhado ou não.

depois, perto do derradeiro destino entrei numa pastelaria, tomei um café quente, fiquei sentada, mesmo ao lado da janela, com ar deprimido e condenado a olhar a chuva. uma inércia começou a invadir-me. quis voltar para casa, para a minha cama, ficar ali, quente, sem pensar.

mas havia a resolução.

levantei-me numa espécie de arrasto, zangada comigo, com aquela decisão que me levava para longe do quente do meu quarto. alguém me telefonou a dar os parabéns. não atendi. acabei por desistir, valida e cobardemente. enfiei-me em casa, disposta a dormir por mil anos.

vinte minutos depois eles bateram à porta. com um bolo. em forma de borboleta. e presentes. e ficamos a tarde toda embrulhados em mantas, só a sorrir, só a viver.

nesse dia percebi que a minha cobardia me podia trazer tardes quentes de cor e sorrisos.

todos os dias que faço anos lembro a mim mesma esta história.

e há sempre a dúvida.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:13


5 comentários

Imagem de perfil

De Maria Rita a 20.05.2014 às 11:54

e....Parabéns, com ou sem dúvidas, apenas e só porque vale bem a pena!!
Beijinhos!
https://www.youtube.com/watch?v=glNjsOHiBYs
Imagem de perfil

De M.J. a 20.05.2014 às 11:58

brigado querida:)
Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 20.05.2014 às 12:16

Parabéns e um dia feliz!
Imagem de perfil

De Calipso a 20.05.2014 às 22:37

Muitos parabéns a ti
Imagem de perfil

De Alexandra a 21.05.2014 às 11:43

Muitos Parabéns! (atrasados)

Comentar post



foto do autor