Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




uma paixão chamada livros #29

por M.J., em 10.03.16

Personagem literária que adoras odiar

 

são duas, do mesmo livro (um dos melhores que já li).

a ver se adivinham:

 

1.ª - "servia, havia vinte anos. Como ela dizia, mudava de amos, mas não mudava de sorte. Vinte anos a dormir em cacifros, a levantar-se de madrugada, a comer os restos, a vestir trapos velhos, a sofrer os repelões das crianças e as más palavras das senhoras, a fazer despejos, a ir para o hospital quando vinha a doença, a esfalfar-se quando voltada a saúde! (...)"

         "Juliana então alucinada de raiva, com os olhos saídos das órbitas, veio para ele e cuspiu-lhe na cara!
         Mas de repente a boca abriu-se-lhe desmedidamente, arqueou-se para trás, levou com ânsia as mãos ambas ao coração e caiu para o lado, com um som mole, como um fardo de roupa.
"

 

2.º - "Já não tinha aqueles arrebatamentos do desejo em que a volvia toda numa carícia palpitante, nem aquela abundância de sensação que o fazia cair de joelhos com as mãos trêmulas como as de um velho! ... Já não se arremessava para ela, mal ela aparecia à porta, (...). E parecia, Deus me perdoes, parecia que lhe fazia uma honra, uma grande honra em a possuir... E pensava em Jorge, para quem ela era decerto a mais linha, a mais elegante, a mais inteligente, a mais cativante!... E já pensava um pouco que sacrificara a sua tranqüilidade tão feliz a um amor bem incerto(...)!"

"(...) Vejo pela tua carta que não acreditaste nunca que minha partida fosse motivada por negócios. És bem injusta. A minha partida não te devia ter tirado, como tu dizes, todas as ilusões sobre o amor, porque foi realmente quando saí de Lisboa que percebi quanto te amava, e não há dia, acredita, em que me não lembre do Paraíso (...)".

 

 

juro, por tudo, que não entendo como pode alguém não venerar este tipo de escrita. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Cristina a 10.03.2016 às 15:37

Não sei porquê :))

Será o Primo Basilio???

:))
Imagem de perfil

De M.J. a 16.03.2016 às 17:31

é sim!!!!
Imagem de perfil

De Maria Alfacinha a 10.03.2016 às 16:08

O Primo Basílio :-)
Imagem de perfil

De M.J. a 16.03.2016 às 17:31

siiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmm.
gosto tanto...

Comentar post