Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




banalidades

por M.J., em 23.09.15

salto entre sentimentos. de inutilidade e de importância. olho-me ao espelho e vejo-me nunca como sou. não sei quem seria se não estivesse neste lugar da vida mas possivelmente não estaria em outro melhor. não me encontraria, se não tivesse feito as escolhas que fiz, em dias descomplicados de sol nas janelas, brisas suaves e som de rolas nas árvores.

mesmo assim, há uma coisa que me rói e diz que não é a escolha ainda. que não é a solução. que há mais que fazer. que não posso parar na certeza que a seguir vem pior. que não vem, diz-me a voz que fala comigo, eu que falo com o eu que sou, as duas em conversas animadas.

quando era miúda dei um nome à minha voz. não falando com mais ninguém para além de mim própria, sem irmãos ou primos presentes, com a vizinha que me servia de companhia a maior parte dos dias ocupada, falava comigo e não entendia como não podia o comigo ter um nome. apelidei-o de fátima, julgo que pelo motivo de a minha vizinha, a tal que ordenhava leite, cortava erva, alimentava vacas e semeava batatas, andar entusiasmada com uma amiga loira, tão raras na serra de sol ardente, que se chamava fátima.

às vezes dou comigo ainda a falar com a fátima. ou a fátima a falar comigo. estás doida, diz-me ela, sempre que constato tristemente a minha dor. a que passou. estás doida se achas que é o cume do que podes ser. se chegaste ao cimo de onde podes estar. estás doida. calo-a. não gosto de mudanças e a rotina traz-me agora toda a paz que preciso. estás doida se a paz te chega, diz-me ela.

estarei?

publicado às 10:02


12 comentários

Imagem de perfil

De Corvo a 23.09.2015 às 12:18

Acho que a Fátima tem razão.
Por muito bem que se esteja ou nos sintamos, acomodar é vegetar.
Há sempre mais qualquer coisa para lá do horizonte.
Imagem de perfil

De M.J. a 23.09.2015 às 14:51

é verdade. mas é tão fácil esquecermo-nos e achar que o vendo da janela já vemos tudo o que o horizonte contém.
Sem imagem de perfil

De Sarabudja a 23.09.2015 às 14:33

Primeiros, acho que tens a mania. Tinhas que ter um grilo falante com nome da nossa senhora. Queres ver, ó Jacinta?
Depois, acho que continuas a ter a mania, porque o raio do grilo, afinal é uma grila, e também tem nome de senhora apresentadora dos programas emotivos da tarde. Essa grila deve ter uma carinha de sofrimento, mas sempre com a unha em bom. (coisas cá minhas que de vez em quando passo pela TVI e vejo a senhora com cara de quem suporta os gases da dobrada do almoço, mas tem sempre a unhaca linda e fresca em vermelhos reluzentes).

Pois que eu acho muito bem que Fátima, a grila, te diga que parar é morrer, que acomodar é coisa de móvel onde se guardam pijamas e lençóis, que se aos 20 e coiso anos achas que é aí o topo estás mais que muito enganadinha.
Ême Djay de deus, há toda uma vida, há todo um conjunto de desafios, há (que os há, 'qu'eu sei - lembras-te que tenho conections com malta que faleceu?!) dias cinzentos, pretos fluorescentes (pior que o negrume dos negrumes) para ultrapassar. Há (que também me fizeram chegar a informação) dias muito claros, sorrisos tontos e vitórias conquistadas com muito afinco.

Mudaste de cidade, mas o mundo não parou de girar. Vais casar, porém o calendário não parará naquele dia. Levas com arroz por todo um corpo abaixo, mas recuperas e voltas à vida real.

É muito bom e sobretudo lindo, ficarmos contentes com o que alcançámos. Mas querer mais, melhor, sem fazer disso escravatura faz rodar a sorte.
Ah! E cá para mim, a grila devia chamar-se Priscila. É uma rapariga que te diz as coisas enquanto masca chiclet de boca aberta e te provoca.
Imagem de perfil

De M.J. a 23.09.2015 às 14:51

ahahahahahahahahahahahahaha

ou vánessa margarida.
fátima. um dia falar-te-ei de todas as coisas que a fátima me diz, as vezes que berra comigo, que me chama a atenção e que é cínica mesmo.
só espero que nesse dia não me chames esquizofrénica e me mandes internar.

(como tens razão. como sempre. ou quase.)
Sem imagem de perfil

De Sarabudja a 23.09.2015 às 15:01

Sou um ser Razoável: sempre com razão. Vánessa Margarida é bom, mas Priscila Augusta, não lhe ficava mal.
Eu mandar internar? A quem? Tu já leste bem as palermices que escrevo? Achas que tenho alguma consideração por parte da sociedade? Só não me deram a invalidez por atrofio de seis dos sete neurónios, porque a ciência acha que poderá encontrar uma Branca de Neve cá dentro. E porque os meus pais são boas pessoas, vivem em terra pequena e os médicos levaram isso em consideração e lá tenho atestado que me deixa fazer parte da sociedade trabalhadora e livre.
Imagem de perfil

De M.J. a 23.09.2015 às 16:20

ahahahahahahahahahahah

vou levar a fátima ao registo para lhe mudar de nome. decidi.
convenceste-me.
Sem imagem de perfil

De Sarabudja a 23.09.2015 às 16:59

Era espectacular: chegar ao registo e mudar o nome da voz que se ouve.
Mas antes pergunta a quem te atender: consegue ver-me? consegue ouvir-me?
Imagem de perfil

De M.J. a 23.09.2015 às 23:03

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
diz lá: pagavas-me uma cerveja para me veres a fazer tal figurinha, não pagavas?
Sem imagem de perfil

De Sarabudja a 24.09.2015 às 09:54

Cerveja e tremoços.

Sabes que tenho uma dúvida. Eu não ouço uma voz. Mas tive duas complicações graves e ouço um som muito agudo e incomodativo. Achas que é uma Stephanie com feed back?
Às tantas devia ter uma atitude de gratidão com isto que eu acho que me atormenta os dias e piora de noite.
Ó misericordioso senhor que arranjas formas bizarras de me guiar.
Da próxima vez que for ao otorrino vou pedir para mexer nos otólitos para sintonizar em FM. Aposto que depois disso vou começar a fazer aquelas conferências do "T'Rex". ;)
Imagem de perfil

De M.J. a 24.09.2015 às 15:23

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Possivelmente a stephanie apenas ainda não encontrou a sua voz. mas se lhe deres espaço qualquer dia estão as duas a partilhar receitas de frango estufado.
Sem imagem de perfil

De Sarabudja a 24.09.2015 às 16:26

Às tantas arranjaram-me uma Voz que é mouca.
Frango estufado? Não posso. Isso para ficar bom leva tomate e polpa de tomate e eu agora também tenho manias de fit.
Imagem de perfil

De M.J. a 25.09.2015 às 14:01

tomate não é fit?
oh porra...

Comentar post



foto do autor



e agora dá aqui uma olhada